Imprensa

Voltar

Notícias

31/mai/2010 às 10:31

II Encontro Nacional de Habitação reúne 8 mil agricultores familiares

Um dia de festa. Com a presença de 8 mil agricultores familiares, o II Encontro Nacional de Habitação Rural, realizado em Chapecó e promovido pela Fetraf-Sul, Cooperhaf e Cresol, teve como atração principal a presença da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff , que participou de um painel sobre a agricultura familiar.

 Após a sua chegada no parque da Efapi em Chapecó, Dilma Roussef realizou uma coletiva com a imprensa e logo após dirigiu-se ao evento. Antes de sua fala, Dilma assistiu a mística especial produzida pela juventude da Fetraf-Sul e escutou os pronunciamentos dos presidentes das entidades promotoras do evento.

Em seu pronunciamento, Dilma apontou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. “Vocês são responsáveis por garantir na mesa do povo brasileiro comida de boa qualidade, comida barata. Sabemos também que vocês fazem parte desse movimento do Brasil que é de fortalecimento do mercado interno, porque quando vocês têm renda, vocês são consumidores, vocês levam o progresso para todas as cidades que estão cercadas pela agricultura familiar”, afirmou Dilma.

A ex-ministra também apontou os inúmeros avanços que o Governo Lula proporcionou para a área rural, medidas que diminuíram a desigualdade social no campo. “Fizemos isso porque isso significa um país mais forte, que cresce mais rápido e que tem e mostra que tem um compromisso com seus filhos, com suas filhas para um futuro melhor. Fizemos, sobretudo, porque é muito importante a redução da desigualdade no campo, é boa para a cidadania dos brasileiros, mas ela é ótima para a economia de todo o Brasil. Os agricultores familiares hoje são uma peça importante na sociedade brasileira e da economia brasileira”, garantiu ela.

Dilma também afirmou que apesar das melhorias, ainda é preciso avançar ainda mais, principalmente, no que se refere a habitação rural, tema principal do encontro. “Podem ter certeza que vocês tem em mim uma parceira para avançar nessa luta. Eu sei que nesse ano vocês encontraram dificuldades para realizar o programa Minha Casa, Minha Vida na habitação rural. Eu sei que nós temos que mudar algumas coisas, por exemplo, a questão que vi hoje aqui na mística que é questão de incluir também a reforma das casas, a melhoria das casas existentes. Sei também que nós temos que lutar contra a burocracia e buscar maior rapidez na construção das casas, por isso eu me disponho e eu assumo o compromisso de construir dentro da Gerência Nacional de Habitação por Interesse Social da Caixa, um setor só para tratar da questão da habitação rural e de perceber que a habitação rural tem as suas diferenças e que também essas diferenças se dão em cada região do Brasil.”, finalizou Dilma.

Após o painel da agricultura familiar, um churrasco foi servido para os participantes do evento e pela parte da tarde foi realizada a eleição e posse da nova diretoria da Cooperhaf em que Liane Vitali Kothe assumiu a entidade.

Também houve, na parte da tarde, a posse da nova diretoria da Fetraf-Sul que teve Celso Ricardo Ludwig como presidente eleito, a apresentação da nova diretoria da Cresol e o sorteio da rifa da Cooperhaf.

 

 Flávia R. Durgante

Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Fotos: Flávia R. Durgante