Imprensa

Voltar

Notícias

24/set/2010 às 10:27

Cooperhaf e Cresol assinam 55 contratos de G1 no Rio Grande do Sul

 Chegou a hora! Essa foi a exclamação do Superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Regional de Passo Fundo, Ruben Grams, ontem, durante os atos de assinaturas de 55 contratos de G1 do Programa Nacional de Habitação Rural, assinados pela Cooperhaf e Cresol, com a Caixa Econômica Federal. As assinaturas ocorreram em três atos, realizados nos municípios de Nova Candelária, Tiradentes do Sul e Tenente Portela. 

A exclamação do Superintendente atendeu os anseios das famílias que estavam aguardando há mais de ano. “Estamos um ano atrasados, por questões burocráticas e ajustes normativos demoramos porque, pela primeira vez vamos tirar recurso do Tesouro Nacional e colocar nas mãos de vocês, agricultores, olha a responsabilidade. Por isso, façam com capricho e com qualidade a casa de vocês. Isso demonstra que o Governo Federal está olhando para o pequeno agricultor”, salientou Grams, entusiasmado com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de inúmeras famílias que residem no meio rural, através deste programa. Disse ainda que ‘vamos resolver um problema histórico, de anos e vocês não ficarão endividados por causa disso. Receberão R$ 12 mil e terão que devolver nem quatro sacas de soja por ano, durante quatro anos’, disse Grams referindo-se aos 4% do valor recebido que as famílias terão que devolver ao Governo Federal, durante quatro anos, sem juros, a contar da assinatura dos contratos.
Podem ser beneficiados do PNHR –G1, agricultores familiares, com renda anual até R$ 10.000,00, comprovada através da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O Programa tem por objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares, com recursos do Orçamento Geral da União, que serão concedidos diretamente às pessoas físicas, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora, abrangendo todos os municípios nacionais, independente do número de habitantes.
 
Nova Candelária – pela parte da manhã de ontem, foram assinados contratos com sete famílias residentes em Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, organizadas através do Sindicato, as quais irão construir suas residências por meio deste programa e participar do Projeto ‘Caprichando a Morada’, desenvolvido pela Cooperhaf. Participaram do ato, a coordenadora Estadual da Cooperhaf, Adriana Maragno Grando, a presidente do Sindicato de Humaitá, Eni Back; o presidente do Sindicato de Nova Candelária, Arcênio Paulo Grub, a presidente da Cresol Humaitá, Iose Rosane Seibel Frizzo, o Prefeito Municipal de Nova Candelária, Renato Antônio Muller e o gerente da CEF, Agência de Três de Maior, Elóis Rechert, os quais parabenizaram as famílias pela conquista e salientaram a importância de ‘caprichar’ nas obras e nos arredores das residências.
 
 
Tiradentes do Sul – No final da manhã de ontem, foram assinados contratos com três grupos no município de Tiradentes do Sul, sendo 12 famílias organizadas pelo sindicato e 13 famílias organizadas pela Cresol, além de três famílias do município de Campo Novo que também participaram do evento. No ato, estiveram presentes o presidente do Sindicato de Tiradentes do Sul, Nelcindo José Henicka, o presidente do sindicato de Campo Novo, Hermínio Finn, o vice-presidente da Cresol de Tiradentes do Sul, Jair Paulo Mayer, o Prefeito Municipal de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann, a coordenadora Estadual da Cooperhaf, Adriana Maragno Grando, o gerente da CEF, Agência de Três Passos, Jean Michel Hubner, o responsável pelo Setor Habitacional da Agência Três Passos, Gleidson Gonzáles Santi, e o Superintendente da CEF, Regional de Passo Fundo, Ruben Grams, que destacaram a importância do programa para manter as famílias no meio rural, com qualidade de vida.
 
Tenente Portela – Na parte da tarde, no Centro Cultural de Tenente Portela, foi realizado ato de assinatura de contratos com 11 famílias de Vista Gaúcha e Tenente Portela, organizadas pela Cresol e quatro famílias de Três Passos, organizadas também pela Cresol. Participaram do ato, o presidente da Cresol Tenente Portela, Gelson Ferrari, o vice-presidente da Cresol Tenente Portela, Olímpio Wolfardt, o presidente do Sindicato de Tenente Portela, Gilmar Luis Cansi, o secretário da Assistência Social de Três Passos, Marlon Schezhaus, o gerente da CEF, Agência de Três Passos, Jean Michel Hubner, o responsável pelo Setor Habitacional da agência Três Passos, Gleidson Gonzáles Santi, e o Superintendente da CEF, Regional de Passo Fundo, Ruben Grams, que destacaram o empenho das entidades e a importância da organização para a conquista deste programa, com subsídio para a construção de residências no meio rural.
 
Após os atos, foi realizado o estudo do caderno 01 – Orientações para a Construção Habitacional - com os beneficiários do programa, orientado pelo engenheiro civil da Cooperhaf Rio Grande do Sul (RS), Alucir De Marco Junior, e a assistente social da Cooperhaf RS, Deuvanes Fátima Consalter, que explicou o desenvolvimento do trabalho social, através do Projeto ‘Caprichando a Morada’, que acontece paralelo ao período de obras, garantindo bem-estar e satisfação às famílias. 
 
 
Matéria e fotos: Deuvanes Consalter
                             Cooperhaf RS