Imprensa

Voltar

Notícias

22/mai/2012 às 10:00

“Há 20 anos morava em um paiol , ter uma casa nova é um sonho realizado”

A agricultora familiar, Rosa Sikora, uma das beneficiadas com habitação rural do município de Rio Azul, no Paraná, não escondeu sua alegria e através de um depoimento emocionado disse: “Há 20 anos morava em um paiol junto com a produção e sempre tinha uns inconvenientes que estavam juntos ao local de morada, como ratos. Hoje estou muito feliz, pois graças a Deus, com a ajuda e apoio das entidades da agricultura familiar e do Governo Federal, consegui me enquadrar no grupo e construir uma casa descente, realizando assim o sonho de ter uma casa nova”.

O depoimento foi feito no último dia 18, na Comunidade de Marumbi dos Ribeiros na propriedade dos agricultores, Vilson José e Joselma Ronik, onde foi realizado o “Dia na Propriedade Caprichando a Morada”, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul e Cooperhaf.

Na ocasião o coordenador municipal de habitação, Eloi Francisco Kottwitz, após as boas vindas, explicou o porquê da reunião e disse que o momento era de festa e comemoração. Também falou que só em Rio Azul mais de 100 famílias já foram beneficiadas e estão vivendo melhor por ter uma nova moradia.

Presente no evento, o representante da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Havresko, falou da importância do Programa. “É programa inédito que está atendendo o maior número de pessoas, proporcionando conforto e comodidade aos agricultores familiares”, declarou.

O prefeito municipal, Vicente Solda, parabenizou as famílias beneficiadas pela conquista e também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul, juntamente com a Cooperhaf; que vem desenvolvendo o projeto no município. “Esta ajuda é muito importante para a permanência dos filhos de agricultores na área rural; estamos também contribuindo e fazendo nossa parte,  proporcionando água de qualidade, asfalto, creche, além de máquinas e muitos outros projetos para a área rural, em conjunto com o Governo Federal e Estadual”.

Ao finalizar o evento, diversos outros agricultores beneficiados fizeram questão de contribuir com as discussões. Isaias Guachinieski disse que valeu a pena acreditar e confiar no trabalho sério de habitação. “Agradeço, o Sindicato, a Cooperhaf, a Caixa e o pedreiro, pelo empenho e pelo trabalho desenvolvido na minha casa”.

Os anfitriões do evento, os agricultores Joselma e Vilson Jose Ronik, agradeceram a presença de todos e também frisaram que há quatro anos moravam numa emenda do paiol de fumo e precisavam de uma casa confortável para viver. “Com este programa conseguimos realizar o nosso sonho. Agradecemos também o Sindicato, a Cooperhaf, a Fetraf-Sul, a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura pela ajuda. É o sonho de muita gente ter a sua casa e poder organizar a propriedade de uma maneira que possamos nos sentir a vontade”, concluiu Joselma;

Cerca de 50 pessoas, entre agricultores beneficiados, autoridades municipais, sindicais e cooperativistas, representantes da Caixa Econômica Federal, participaram da atividade que teve como objetivo principal o encerramento do projeto e inaugurar as novas moradias dos agricultores beneficiados pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR Minha Casa Minha Vida Rural).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Colaboração: Equipe Cooperhaf PR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul