Imprensa

Voltar

Notícias

17/jul/2012 às 14:42

Cooperhaf já contratou mais de 4 mil projetos pelo PNHR

Desde que começou a ser operado, em 2010, até a primeira quinzena deste mês de julho, a Cooperhaf contabilizou a contratação, por meio da Caixa Econômica Federal, de 4.103 projetos de habitação rural através do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural.

Foram mais de quatro mil famílias agricultoras dos três estados do sul, beneficiadas com reforma ou novas moradias e que realizaram o sonho de viver melhor no meio rural. Deste número, 2.114 obras já estão concluídas e 1.989 unidades habitacionais estão em andamento.

De acordo com a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, é um número expressivo, pois significa um valor estimado em R$ 60 milhões investidos pelo Governo Federal e que gera empregos e movimentação da economia dos municípios.  Vale ressaltar que este montante é apenas uma média, do subsídio recebido pelo governo federal, pois além do valor do subsídio variar de acordo com o grupo que o agricultor é enquadrado (G1 ou G2) muitos agricultores colocam contrapartida ou financiam um valor maior para complementar a reforma ou construção da moradia.

Até o final do ano a expectativa é cumprir a meta estipulada pela Cooperhaf no início de 2012, que é de assinar seis mil projetos. “Estamos otimistas, pois agora com o Banco do Brasil, mais um agente financeiro além da Caixa, operando a política nacional de habitação os processos deverão ficar mais ágeis”, completa Liane.

.Vale ressaltar que este número é resultado do trabalho da equipe Cooperhaf e dos Sindicatos, Cooperativas e associações dos Agricultores Familiares dos Três Estados do Sul.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf