Imprensa

Voltar

Notícias

27/ago/2012 às 09:42

Cooperhaf SC participa de Dia na Propriedade em Guatambu

O Sindicato Regional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Chapecó promoveu na última quarta-feira (22 de agosto) o dia na Propriedade Caprichando a Morada. O evento ocorreu na propriedade dos agricultores Sidnei e Sidinéia Ferrari, na comunidade da Fazenda Zandavalli em Guatambu.Participaram agricultores familiares de Nova Itaberaba, Guatambu e Chapecó.

Na ocasião além da inauguração simbólica da moradia, representando todos os beneficiários, os agricultores participaram de oficinas temáticas. Que trataram dos seguintes temas: hortas domésticas, pomar, organização da propriedade e cooperativismo.

A oficina sobre hortas foi coordenada pelo técnico agrícola da Cooperfamiliar. Nesta, tratou-se sobre adubação convencional e orgânica, controle de pragas e compostagem.

A oficina sobre pomar, foi coordenada pelo engenheiro agrônomo da Cresol Chapecó, Paulo Munarini. Nesta, comentou sobre formas de podas em laranjeiras e frutas com caroço, a melhor forma de controle de doenças, modo de preparo do solo, manejo para ter melhor produtividade e colher frutas com maior qualidade.

Sobre a organização da propriedade quem palestrou foi o assistente social da Cooperhaf, Diogo Gustavo Sordi. Nesta falou sobre a importância do projeto Caprichando a Morada, valorização da agricultura familiar, formas de ajardinamento e utilização de materiais e utensílios usados antigamente nas propriedades e que podem ser reutilizados nos jardins, como rodas, carroças, tachos, pedras, troncos, etc.

A última oficina foi sobre cooperativismo, ministrada pela coordenadora da Cooperfamiliar, Sandra Bergamim. Nesta tratou-se sobre a importância da organização das famílias, as diferentes formas de cooperativismo existentes hoje (as voltadas para o lucro e as de caráter social e solidária), a essência do cooperativismo e a importância das organizações da agricultura familiar para a conquista de programas e projetos para a melhora na qualidade de vida das famílias.

Vale ressaltar que Dia na Propriedade foi coordenado pelo presidente do Sintraf Chapecó, Edgar Kramer e pelo coordenador de habitação Anderson Giacomelli. As famílias levaram para casa mudas de árvores frutíferas e sementes de flores. A atividade encerrou com almoço e pesquisa pós-ocupação com os beneficiários.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Fotos : Cooperhaf SC