Imprensa

Voltar

Notícias

29/jan/2013 às 10:59

Cooperhaf e Fetraf realizam segunda e última etapa da Capacitação em Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais

Na última semana, de 21 a 24 de janeiro, o coordenador de habitação da Fetraf Brasil e também coordenador geral da Fetraf-Sul, Celso Ricardo Ludwig e o assistente social da Cooperhaf, Diogo Gustavo Sordi, cumpriram a segunda e última etapa da “Capacitação em Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais”. As atividades ocorreram em João Pessoa, na Paraíba, em Recife no Pernambuco e em Salvador, na Bahia.

A primeira etapa do Curso foi realizada em outubro de 2011 em Chapecó e reuniu participantes de 16 Estados do Brasil. Nesta ocasião foram abordados assuntos como a organização social e sindical, a importância da agricultura familiar, as políticas públicas, a habitação rural, o cooperativismo: conceitos e origens e a necessidade de uma equipe técnica qualificada, entre outros.

A segunda etapa, que compreendia a visita aos Estados participantes, iniciou em setembro de 2012 nos Estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No mês seguinte, outubro de 2012, os Estados visitados foram São Paulo e Belo Horizonte, após, em novembro foi a vez de Goiás e Tocantins, em dezembro as capacitações ocorreram no Rio de Janeiro e por fim, esta última viagem, foram visitados os Estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Nas atividades estiveram presentes dirigentes da Fetraf local e dos sindicatos da agricultura familiar dos Estados e foram discutidos assuntos como a forma organizativa de cooperativas, além de procedimentos da habitação rural.

Para o assistente social da Cooperhaf, Diogo Gustavo Sordi, que esteve presente em todas as capacitações, foi uma grande possibilidade de fomentar o cooperativismo habitacional em diversos estados brasileiros. “Entretanto, é de fundamental importância que haja organização de base nos municípios, buscando unidade de trabalho, para que se possam ter resultados em médio prazo”, complementou.

Em todos os Estados que ocorreu o curso, pendências de obras e de encaminhamentos juntos aos órgãos competentes (agentes financeiros da habitação rural, governo do estado, etc); - resolução de pendências documentais e de obras junto aos municípios; - formas de constituição de parcerias com prefeituras, entes públicos e empresas públicas ou de economia mista para operacionalização do PNHR; - formas de gestão sindical e cooperativa; prestação de contas de assistência técnica foram assuntos pautados.

Estas atividades fizeram parte do Curso sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, organizado pela Cooperhaf em parceria com a Fetraf-Sul, Fetraf Brasil e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e tiveram o objetivo de contribuir e assessorar as novas cooperativas no desenvolvimento de seus trabalhos, especialmente na execução do Programa Nacional de Habitação Rural.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf