Imprensa

Voltar

Notícias

30/jan/2013 às 16:50

São João do Triunfo é o primeiro município do PR a ser beneficiado com habitação rural através do Banco do Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo – PR, juntamente com a Cooperhaf e Banco do Brasil, realizaram um ato solene de assinaturas de 26 contratos de habitação rural (Grupo 1 – G1) pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).  Estes foram os primeiros contratos de habitação rural assinados entre agricultores familiares, Cooperhaf e o Banco do Brasil no Estado do Paraná. Em Santa Catarina, a Cooperhaf, via Banco do Brasil já beneficiou mais de 100 famílias agricultoras e no Rio Grande do Sul as assinaturas começam em fevereiro.

O STR de São João do Triunfo se prepara para até a metade deste ano assinar mais de sessenta contratos de habitação. “Estamos trabalhando para melhorar a vida dos nossos agricultores familiares. Queremos chegar ao final deste ano com mais de 80 contratos assiandos, grande parte dos projetos já está nos agentes financeiros para análise”, disse o presidente do STR, Nelson Dias da Silva. O agricultor Lourenço José Hipólito, um dos fundadores do Sindicato, demonstrou satisfação ao assinar o contrato. “Estou realizando o sonho de dar melhores condições para a minha família e de saber que uma luta antiga do sindicato foi conquistada”, ressaltou.

Edinaldo Lorenzetti, gerente local do Banco do Brasil, lembrou que anteriormente somente era possível financiar o crédito para a lavoura e para investir nos galpões, hoje, graças à dedicação dos movimentos do campo e do governo Federal, o Banco do Brasil também está autorizado a atuar no Programa Minha Casa Minha Vida para financiar moradias rurais.

Participaram do ato representantes estaduais, regionais e locais do Banco do Brasil, o coordenador Estadual da Cooperhaf, Martinho Manoel da Silva, o coordenador regional da FETRAF-SUL/CUT, Vilmar Sergiki, empresas e representantes da prefeitura municipal e câmara de vereadores do município.

Vale ressaltar que em dezembro de 2012 as filiais da Cooperhaf (SC, PR e RS) encaminharam ao Banco do Brasil cerca de 1600 projetos de habitação, os mesmos estão em fase de análise e em breve devem ser efetivados.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf