Imprensa

Voltar

Notícias

28/mar/2013 às 16:35

Cooperhaf - Ato marca início das obras no Loteamento Bem Morar Erechim

Erechim – A realização de um ato na manhã de quinta-feira, 28, reuniu diversas autoridades parceiras no Loteamento Bem Morar Erechim para marcar o início das obras no local após a liberação da Licença de Instalação pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam do Rio Grande do Sul no mês de fevereiro.

    O loteamento Bem Morar Erechim está sendo desenvolvido pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares – Cooperhaf através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul – Fetraf Sul, em parceria com Cresol, Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - Sutraf AU, Prefeitura de Erechim com apoio de entidades como a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, RGE e Caixa Econômica Federal. O deputado estadual Altemir Tortelli também é um grande apoiador e agente para a realização do empreendimento.

Próximos passos

    Representando a Cooperhaf esteve o secretário-geral Ari Pertuzatti e pela Fetraf Sul esteve o coordenador-geral, Rui Valença. Para ambos, a marcação dos lotes e a abertura das vias feita com máquina mostra que o comprometimento para que o Bem Morar se torne realidade não é mais apenas um projeto no papel. “Estamos satisfeitos com o início dessas obras e na próxima semana definiremos a empreiteira que será responsável pelo andamento de grande parte dos serviços”, afirma Ari. Ele enfatiza que, mesmo com os trabalhos em andamento, a obra demanda tempo e detalhes legais até sua conclusão. “Estamos empenhados em ver esta obra concluída o mais rápido possível, mas entendemos que é preciso respeitar os prazos para que tudo seja feito dentro da legalidade. O que importa é que um grande passo já foi dado”, afirma o secretário.

    Ao final, Silvio Santi, arquiteto da Cooperativa expos brevemente como será o loteamento com seus espaços e locais de preservação e de área verde. Em nome da presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, Ari agradeceu ao apoio do prefeito Paulo Polis e demais parceiros e concluiu dizendo que o projeto torna realidade um sonho antigo da Cooperhaf, que já melhorou a vida de milhares de agricultores com a construção ou reforma de mais de 35 mil moradias somente na região Sul do Brasil.

O Bem Morar

    O loteamento cooperativo vai beneficiar centenas de famílias tendo a sua maioria oriunda da agricultura familiar. Sua área total é de 250 mil metros quadrados divididos em 355 lotes mais espaço para a construção de blocos com apartamentos com tratamento próprio de esgoto, ciclovias, avenida central, passeio com acessibilidade, reservatório de água, área para escola, serviços de saúde e outros com cunho comunitário totalizando 11 mil metros quadrados de área. Os lotes serão comercializados com preços acessíveis se comparado aos valores de mercado atuais. Do total, 50% deles pertencem ao município e 50% à Cooperhaf. As inscrições para as áreas foram realizadas em 2012 e estão credenciadas 1.122 famílias que participarão de sorteio que deverá ser realizado até o final de 2013. O Bem Morar Erechim está localizado na saída para Paulo Bento.

 

Assessoria de Imprensa Cooperhaf