Imprensa

Voltar

Notícias

08/ago/2013 às 14:05

Seminário de Habitação Rural e Agricultura Familiar é realizado em Dois Vizinhos/PR

    O evento contou com a participação de diversas entidades ligadas aos setores de habitação e da agricultura familiar em todo o Estado e por agricultores familiares. Realizado pela Fetraf Sul/CUT e pela Cooperhaf, o seminário foi o primeiro de três a serem realizados na região Sul (um por estado). De modo geral foi muito produtivo e a participação dos seminaristas foi fundamental para elencar diretrizes como proposta de melhorias nos setores habitacionais e para o agricultor familiar.

    No período da manhã o foco central esteve nas apresentações de dados e estatísticas sobre habitação rural. O coordenador da Cooperhaf no estado, Elizandro Paulo Krajczyk expos apresentação institucional sobre a Cooperhaf e o resultado de seu trabalho até o momento.

    Durante a tarde os participantes estudaram em grupos e definiram propostas de melhorias e sugestões para a habitação e agricultura familiar. Após as colocações dos grupos, a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe declarou a importância das colocações para futuras mudanças na agricultura e na habitação. “Ao ouvirmos os anseios dos agricultores e das entidades sindicais vamos poder unir essas informações e aprimorar cada vez mais nosso trabalho. Além disso, as transformações necessárias nas políticas públicas relacionadas à habitação rural e à agricultura familiar também precisam acompanhar as necessidades do agricultor e estamos e estaremos atentos a isso, pois não basta só conquistar a casa, é preciso pensar no depois, nas formas de permanência no campo de acordo com a realidade de cada família”, afirmou Liane.

Na sexta-feira, o dia foi marcado pelo ato de assinaturas de 250 contratos de habitação através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Para a dona Jovelina Nunes, de 82 anos, moradora de Nova Esperança do Sudoeste, a conquista da casa nova representa o resultado de toda uma vida de trabalho. Há 40 anos morando na mesma casa onde criou os 10 filhos, hoje a simpática senhora mora sozinha e aguarda ansiosa a nova moradia. “Eu sempre pensei que um dia ia dar certo e graças a Deus esse dia chegou, não vou mais morar naquela casa velha que está caindo aos pedaços”, desabafa com alegria a beneficiária.

Como mensagem final aos beneficiários, a coordenação do PR e a presidência da Cooperhaf agradeceram novamente o empenho de todos os setores da Caixa Econômica Federal, a qual adiantou nova parceria com a cooperativa para que o número de 1.000 casas sejam construídas na cidade de Dois Vizinhos e região. “Queremos e vamos atingir mais esta meta, pois o nosso trabalho só é completo com a realização  da moradia digna aos nossos agricultores familiares”, disse Liane.