Imprensa

Voltar

Notícias

23/set/2013 às 10:13

Seminários sobre Habitação Rural e Agricultura Familiar são realizados no RS e em SC

Com o objetivo de debater e avaliar a habitação rural como estratégia de desenvolvimento local e organização sindical e ainda avaliar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), a Cooperhaf e a Fetraf-Sul/CUT realizaram na última quinta e sexta-feira (19 e 20), no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Seminários Estaduais de Habitação Rural e Agricultura Familiar).

No Rio Grande do Sul o evento ocorreu em Sarandi. Já em Santa Catarina foi realizado em Chapecó.  Além de lideranças sindicais, participaram da atividade autoridades locais e estaduais e representantes da Caixa Econômica Federal.

Nos dois eventos foram realizados painéis com coordenadores da Cooperhaf no estado, os quais expuseram um pouco da história da cooperativa, os números de habitações construídas e reformadas, entre outros aspectos. Como painelistas os eventos tiveram ainda a presença do Gerente Nacional de Habitação Rural da Superintendência Nacional de Habitação Rural da Caixa Econômica Federal (Suhar/Caixa), Francisco Cardeal e do professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Jaci Polli.

Cardeal falou sobre o PNHR, suas diretrizes, enquadramentos e os resultados do programa a nível nacional e na região sul. Disse ainda que acompanhou a luta das entidades para a criação da Suhar e ressaltou que houve um progresso grande, pois muitas das melhorias realizadas no programa de habitação é fruto dessa conquista e finalizou dizendo que para a Caixa é importante cumprir o papel de propiciar a melhoria da qualidade de vida aos agricultores familiares.

Já Polli, expôs sobre a melhoria na habitação e o impacto que ela provoca na agricultura familiar. Nos dois Seminários, o Professor questionou às lideranças perguntando qual a agricultura que queremos e que tipo de agricultores queremos ser.  Argumentou ainda sobre a importância de mobilizar, organizar e articular para atingir objetivos e construir politicas públicas também para o futuro da agricultura.

A presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, falou sobre a importância dos seminários. “Este é um momento importante de debate, avaliação, de avançar e sugerir melhorias na politica de habitação. A habitação já existe, mas pode e deve melhorar bastante, pois temos ainda muito a avançar.” Ela ressaltou ainda que as propostas de melhorias e sugestões citadas pelos participantes dos seminários e definidas nos trabalhos em grupo serão discutidas na Cooperhaf e colocadas na pauta de reivindicações do setor no ano de 2014.

Vale ressaltar que no Paraná o Seminário foi realizado em agosto, no município de Dois Vizinhos.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf