Imprensa

Voltar

Notícias

18/out/2013 às 13:29

Sintraf de Anita Garibaldi (SC) inaugura primeiras moradias do PNHR no município

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) de Anita Garibaldi (SC) comemorou nesta semana a conclusão das primeiras unidades habitacionais construídas no município através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Ao todo, 34 famílias agricultoras distribuídas em dois grupos de 17 cada e organizadas pelo sindicato, foram beneficiadas.

Para Claudionor de Macedo, secretário de organização sindical do Sintraf, “o Sindicato tem buscado muitas formas de atender os agricultores, sempre visando a melhoria nas condições de vida e o programa de habitação rural é um exemplo disso. Estou satisfeito em ver a alegria das pessoas com a conquista da casa nova”, enfatizou.

O casal de agricultores Jairo Sutil e Michele de Moraes Schmitt Sutil, moradores do Reassentamento Boa Vista, interior de Anita Garibaldi está feliz com a conquista. “Nossa casa antes era de madeira, um galpão, tinha só cozinha, quarto e um banheiro improvisado, agora mudou tudo, temos uma casa grande, com área, vários cômodos. Estamos felizes”, comentou Michele, destacando que se não fosse esse programa não iriam conquistar uma casa como a que já estão morando. “Já com o projeto não foi fácil, imagina se a gente fosse fazer tudo, sem auxílio. A nova casa vai contribuir para a permanência no meio rural e vai mudar nossa vida”. 

Para o casal Oraci José Sutil Teixeira e Zelia dos Santos, tem quatro filhos, destes, três moram com os pais e a nova casa para a família foi recebida com alegria. “Se não fosse este projeto nós nunca iriamos conseguir fazer uma casa boa assim. É uma mudança de vida e estamos muito felizes. O sindicato ajuda muito e vale a pena contribuir, pois o retorno sempre vem”, comentou Oraci, que junto à família mostra a alegria na nova casa.

Foram as primeiras famílias agricultoras do município a serem beneficiadas com habitação rural através do Sindicato, Cooperhaf e Governo Federal. Cada família recebeu o subsídio no valor de R$ 25 mil reais para construção da casa nova. De acordo com o presidente do Sintraf, Paulo Cezar Pinheiro, nos próximos dias mais 29 moradias serão concluídas e já está na Caixa Econômica para assinatura de contrato outros dois grupos. “Essa parceria com o Governo Federal está proporcionado que as pessoas possam morar com dignidade”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Com informações do Jornal O Momento