Imprensa

Voltar

Notícias

02/dez/2013 às 11:42

Mais 276 agricultores familiares de SC beneficiados com habitação rural

Agricultores familiares de diversos municípios catarinenses assinaram com a Cooperhaf e o Banco do Brasil, na última sexta-feira, dia 29, contratos de habitação rural. O evento ocorreu no Centro Comunitário de Coronel Freitas.

Foram 276 famílias beneficiadas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR Minha casa Minha Vida). Todas foram enquadradas no Grupo 1 (G1) e receberão o valor de até R$ 17 mil reais, subsidiado pelo Governo Federal, para reformar a moradia. Deste valor, apenas 4 % é pago pelos agricultores com um prazo de quatro anos para quitar a dívida.

De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coronel Freitas e região, Adriana Maria Antunes da Silva, essa conquista é resultado de uma luta muito grande dos últimos anos.

Ela explica que outros investimentos sempre foram feitos nas propriedades, mas a casa foi deixada de lado por um tempo. Com recursos disponibilizados para a habitação, o agricultor tem um incentivo a mais para permanecer no campo.

O coordenador da Cooperhaf em SC, Jandir José Selzler, também enfatizou a trajetória de lutas para proporcionar a melhoria da qualidade de vida na agricultura familiar e acrescentou dizendo que o agricultor sempre deve estar com “um pé na roça e outra na organização” uma vez que sem mobilizações, sem lutas é impossível obter conquistas.

A falta de condições financeiras é o principal empecilho para os agricultores reformar a moradia. “A gente sempre quis reformar a nossa casa que está velha, mas nunca tivemos condições e nunca conseguimos guardar dinheiro. Essa oportunidade é única, estamos muito felizes, agora com esse programa vamos conseguir melhorar as condições de vida e ter uma casa mais confortável”, finalizou o beneficiário Tarcisio Wolfi.

Além de agricultores familiares, participaram também da atividade o Gerente Executivo da Diretoria de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Lucio Bertoni, o Superintendente Regional do Banco do Brasil Alvaro Fertig, o deputado federal Pedro Uczai, o deputado estadual Dirceu Dresch, o coordenador da Fetraf-Sul/CUT em SC, Alexandre Bergamim, autoridades municipais, diversos gerentes das agencias do Banco do Brasil, o secretário geral da Cooperhaf, Ari Pertuzatti e o tesoureiro da Cooperhaf, Ednei Gawenda.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf