Imprensa

Voltar

Notícias

19/dez/2013 às 15:21

Mais 272 agricultores familiares de SC beneficiados com habitação rural

A Cooperhaf e a Caixa Econômica Federal assinaram na manhã desta quinta-feira (19), em São Carlos (SC), 272 contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) com famílias de agricultores e trabalhadores rurais de 16 municípios do extremo oeste catarinense. O investimento chega a R$ 7,75 milhões em subsídios.

O evento ocorreu no salão paroquial de São Carlos e contou com a presença das famílias beneficiadas de Alto Bela Vista, Chapecó, Galvão, Irani, Mondai, Nova Itaberaba, Palma Sola, Porto União, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Carlos, São Lourenço do Oeste, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e Xanxerê.

Na oportunidade a Cooperhaf comemorou o contrato de número 10 mil do PNHR. "Hoje é um dia muito especial. São 10 mil famílias agricultoras beneficiadas pela Cooperhaf entre 2009 a 2013, através do PNHR, um programa que além de trazer a dignidade e a casa nova, gera desenvolvimento e movimenta a economia dos municípios. Estamos muitos felizes, pois temos a certeza de que a luta e a organização valem a pena", argumenta a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe.

Para o casal de beneficiários Cristiano  André Muller e Daniela Herrmann Muller foram muitos meses de lutas e hoje é a realização de um grande sonho. “Quero dizer que tanto eu, como meu esposo Cristiano e todas as famílias aqui reunidas, estamos muito felizes, por termos um de nossos sonhos realizado. Toda família quer um lar parar morar, seu cantinho em que possa se reunir com sua família e ali comemorar, festejar os melhores momentos. Nada melhor que estar em família e com uma casa nova", discursa Daniela, acrescentando ainda que "todos devem ter  a audácia de sonhar e de tornar estes sonhos reais, pois a vida é de quem tem a ousadia de tentar e conseguir e se isto não for possível, que tenhamos a coragem de erguer a cabeça, reavaliar as falhas e continuar tentando".

Participaram ainda do ato o superintendente regional da CAIXA no oeste catarinense, Ricardo Bier Troglio, a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, o coordenador da Cooperhaf em SC, Jandir José Selzler além de lideranças políticas e da agricultura familiar da região.

O PNHR, parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse às especificidades da moradia no campo, onde as diferenças em relação ao meio urbano – como cultura, forma de remuneração, gleba de terra e logística para construção – passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do meio rural.

 A participação das cooperativas e entidades é fundamental dentro do PNHR. Elas são as organizadoras do programa e responsáveis, entre outras coisas, pela seleção das famílias e pela prestação de assistência social a esses grupos.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf.