Imprensa

Voltar

Notícias

26/dez/2013 às 15:02

Cooperhaf fecha o ano com 10 mil famílias agricultoras beneficiadas com habitação rural

Desde que começou a ser operado, em 2009, a Cooperhaf contabilizou a contratação nos três Estados do Sul, de 10 mil projetos de habitação rural através do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida, ou seja são 10 mil famílias agricultoras que realizaram o sonho de morar bem e com dignidade. O investimento chega a 250 milhões de reais em subsídios. Valor este que gera desenvolvimento e movimenta a economia dos municípios.

Somenteneste ano de 2013 foram cinco mil contratos assinados, ou seja, cerca de R$ 125 milhões de recursos aplicados em habitação, neste mês de dezembro foram 1.500 famílias beneficiadas que realizaram o sonho de viver melhor no meio rural.

Para a direção da Cooperativa, apesar do meio rural ainda possuir déficit na habitação, os números apresentados são relevantes e neste ano, servem para refletir sobre todas as conquistas e encarar os próximos desafios.

Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, celebrar o contrato de número 10 mil é uma grande emoção e alegria, é ter a certeza de que a luta e a organização valem a pena. Liane declara que a cada ano os números são maiores. Isso se dá com respaldo no conjunto de ações desenvolvidas pela equipe Cooperhaf, pelos agentes financeiros e também pelos sindicatos da agricultura familiar que permitem a realização do sonho do agricultor. “São mais de 39 mil famílias beneficiadas em mais de 12 anos de Cooperativa, isso mostra a importância do trabalho e que a habitação rural deve ter a mesma importância que tem a busca pela habitação urbana”, afirma a presidente.

Vale ressaltar que este montante é apenas uma média, do subsídio recebido pelo governo federal, pois além do valor do subsídio variar de acordo com o grupo que o agricultor é enquadrado (G1 ou G2) muitos agricultores colocam contrapartida ou financiam um valor maior para complementar a reforma ou a construção da moradia.

Assessoria de Imprensa Cooperhaf