Imprensa

Voltar

Notícias

19/mai/2015 às 13:18

COOPERHAF PARTICIPOU DO III COLÓQUIO HABITAT E CIDADANIA REALIZADO EM BRASÍLIA

Nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2015 a Cooperhaf, representada pelo presidente em exercício Ari José Pertuzatti e pela assistente social Sandra Regina Ravanello participou do “III Colóquio Habitat e Cidadania – habitação nas águas, campos e florestas” realizado em Brasília DF. O evento foi organizado pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade de Brasília.

Um dos objetivos do Colóquio “foi dar voz às famílias do campo, das águas e das florestas e fomentar trocas de experiências e articulações entre movimentos sociais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes de instituições governamentais e não governamentais”.

Participaram diversos movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais, estudantes e pesquisadores de todo o país e também do Uruguai e Peru. Ao longo dos quatro dias a habitação rural foi discutida e evidenciada com a exposição de artigos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas e sessões de troca de experiências.

A Cooperhaf além de apresentar o trabalho que desenvolve no Sul do Brasil no tema da habitação da rural, presenciou os relatos de experiência de outras comunidades, como a indígena, os quilombolas, os seringueiros, os assentados da reforma agrária.

A Fetraf Brasil apresentou sua experiência com a habitação rural no país e, Pertuzatti, em nome da Cooperhaf, destacou a importância do trabalho da cooperativa nos três estados do sul. Ele salientou que em 12 anos a entidade beneficiou mais de 35 mil famílias e recebeu diversos prêmios, dentre eles, um da Organização das Nações Unidas (ONU) pela atuação com o projeto ‘Caprichando a Morada’. “O Caprichando a Morada vai além da simples moradia, ele trabalha o conjunto de fatores importantes para a dignidade humana e isso agrega o jardim, o pomar, a horta, o saneamento. O nosso lema é “morar bem faz parte da dignidade humana” e para nós, isso se constrói com o cuidado dos entornos da morada”, pontuou Pertuzatti.

 

 

____________________________

Assessoria de Imprensa Cooperhaf