Imprensa

Voltar

Notícias

07/jul/2015 às 13:41

COOPERHAF REALIZA CAPACITAÇÃO COM BENEFICIÁRIOS DO LOTEAMENTO HABITACIONAL RENASCER

Na última semana a Cooperhaf promoveu encontro com as 42 famílias beneficiárias do Loteamento Habitacional Renascer, de Jacutinga, inaugurado em junho deste ano. O ato com objetivo de apresentar e discutir saneamento básico, bem como, formas sustentáveis de destinação de resíduos domésticos, aconteceu no salão da comunidade de Linha Nova, município de Jacutinga. A assistente social Deuvanes Consalter, e o arquiteto Silvio Santi, ambos da Cooperhaf, coordenaram as atividades.

Santi apresentou a localização geográfica do loteamento aos moradores e falou sobre saneamento básico, demonstrando como esse está presente no local e de que forma beneficia as famílias. “O saneamento envolve abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem de águas fluviais, manejo de resíduos sólidos, dentre outros. Aqui no loteamento, há uma estação de tratamento de esgoto, que deixa a água praticamente limpa para retornar ao rio, fato que não causa danos ambientais”, destacou. O arquiteto salientou ainda, que as unidades habitacionais possuem aquecimento solar e lembrou que para sua manutenção anual é fundamental a ajuda dos moradores.

Em seguida, foi realizada oficina prática de construção de composteira orgânica. Silvio e Deuvanes explicaram às famílias o passo a passo para a transformação de resíduos sólidos das cozinhas em adubo para as estufas de flores e verduras existentes no loteamento.  O encerramento das atividades se deu com a discussão do regimento interno do conjunto habitacional, cuja aprovação se dará em assembleia geral de moradores.

A próxima oficina com os beneficiários está prevista para dia 23 de julho. Na ocasião, serão abordadas técnicas para construção e cuidado de pomares. Cada família receberá quatro mudas de árvores frutíferas. O ciclo de capacitações se estende até dezembro de 2015 e faz parte do projeto social da Cooperhaf.

O Loteamento Habitacional Renascer foi inaugurado em 01 de junho deste ano pela Cooperhaf, prefeitura municipal e entidades parceiras. O projeto faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades (PMCMV-E) que tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas. As 42 famílias beneficiárias totalizam 144 pessoas que viviam em barracos, em situação de risco e extrema pobreza, às margens do Rio Jacutinga. As casas possuem aquecimento solar, coleta de lixo, esgoto, pavimentação frontal, água e luz, além um jardim e uma horta.

 

 

_______________________________

Assessoria de Imprensa da Fetraf RS