Imprensa

Voltar

Notícias

25/fev/2016 às 13:59

FETRAF-SUL E COOPERHAF PRESTAM CONTAS E ELEGEM NOVA DIREÇÃO

            No dia 24 de fevereiro em Pinhalzinho SC, pela parte da manhã foi realizado o V Congresso da Fetraf-Sul. Após a composição da mesa de autoridades, iniciou-se a apresentação de quatro painéis sobre os temas: “Minha Casa Minha Vida Rural” conduzido pela Superintendente Nacional de Habitação Rural, Noemi Aparecida Lemes; “Previdência Social” apresentado pela representante da CUT, Rosane Bertotti; “Plano Safra” pela delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário em SC, Luci Choinacki e para finalizar, Marcos Rochinski da Fetraf Brasil falou sobre o “Plano de Lutas”. Posteriormente, foi apresentado o balanço referente ao período de 2015 e a eleição e posse da nova diretoria.

            Além da posse da nova direção, o congresso também deliberou sobre as próximas ações da Fetraf. Entre os encaminhamentos estão o conjunto de mobilizações a serem realizadas em março, com foco na previdência e habitação rural; a participação no grande ato em defesa da democracia, no dia 31 de março em Brasília e a Jornada Nacional de Lutas da Fetraf-Brasil, a ser realizada entre 11 e 14 de abril, na capital nacional.

            À tarde, a presidente da Cooperhaf Liane Vitali Kothe apresentou as ações da cooperativa referente ao período de 2010 a 2015 e o balanço do exercício de 2015. Após, foi eleita e empossada a nova direção. Liane deixa o cargo após dois mandatos de três anos cada, com resultados importantes nas contratações do Minha Casa Minha Vida Rural, somando na Região Sul mais de 13 mil famílias de agricultores beneficiadas. Nesse período, o ano em que mais houve contratações foi em 2013, aproximadamente 5 mil contratos. A perspectiva principal do debate em torno da habitação rural, desde a parte da manhã até o final do evento, foi a continuidade do Programa Minha Casa Minha Rural, o que permitirá dar continuidade à melhoria na qualidade de vida de milhares de agricultores familiares.

            Participaram também do evento, o deputado estadual de SC Dirceu Dresch e do RS Altemir Tortelli, os coordenadores estaduais da Cooperhaf, Jandir José Selzler de SC, Adriana Maragno Grando do RS e Elizandro Krajczyk do PR, o secretário geral Ari José Pertuzatti e o tesoureiro Ednei Gawenda.

 

           

_______________________________

Assessoria de Imprensa da Cooperhaf