Imprensa

Voltar

Notícias

30/mar/2017 às 09:20

FETRAF-SUL E COOPERHAF REALIZAM ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR

No dia 24 de março de 2017 em Chapecó SC foi realizado pela Fetraf-Sul e Cooperhaf o “Encontro da Agricultura Familiar da Região Sul”, tendo como pauta o debate sobre os temas da Reforma da Previdência e do Programa Minha Casa Minha Vida Rural e a realização da Assembleia Geral Ordinária da Cooperhaf.

O debate sobre o tema da Reforma da Previdência foi conduzido pelo coordenador da CONTRAF Brasil Marcos Rochinski, pelo Deputado Federal Pedro Uczai, e pelos deputados estaduais de SC e do RS, Dirceu Dresch e Altermir Tortelli. Que ressaltaram em suas falas sobre o momento de expectativas por parte das entidades e dos agricultores familiares em relação ao futuro do Programa Minha Casa Minha Vida diante da conjuntura em que o Governo Federal sinaliza cortes no orçamento e vem implementando cortes nos programas sociais e nos direitos conquistados e consolidados ao longo de décadas, como é o caso da Previdência Social e das leis trabalhistas.

O tema do Programa Minha Casa Minha Vida Rural foi conduzido pela Gerente da Habitação da Caixa Filial Chapecó, Noemi da Aparecida Lemes que apresentou as informações da nova portaria do PNHR publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017, reafirmando o compromisso com os movimentos sociais e afirmando que a Caixa deve normatizar as portarias o mais breve possível.

A nova portaria nº 268 de 22/03/2017 regulamenta o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) Rural. Para que a entidade possa operacionalizar o PNHR é necessário que ela esteja habilitada junto aos agentes financeiros e consequentemente no Ministério das Cidades, conforme portaria nº 235 de 09/06/2016.

Jandir, presidente da Cooperhaf, destaca que “é momento de estarmos atentos, unidos e articulados em conjunto com os demais movimentos sociais para garantir que a meta de contratação das 35 mil unidades habitacionais no PNHR em 2017 seja garantida”.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da cooperativa, onde foram apresentados o relatório da gestão, o balanço geral e o plano de atividades da Cooperhaf para o próximo período, bem como, a realização de eleição e posse do novo Conselho Fiscal para o período de março/2017 a março/2018.

Participaram do Encontro mais de 120 agricultores associados e/ou representantes dos sindicatos da agricultura familiar dos três estados do Sul, a direção da Cooperhaf e da Fetraf-Sul, o coordenador da CONTRAF Marcos Rochinski, o deputado federal Pedro Uczai, o deputado estadual de SC Dirceu Dresch, o deputado estadual do RS Altemir Tortelli e a Gerente da Habitação da Caixa Filial Chapecó Noemi da Aparecida Lemes.

 

_______________________________

Assessoria de Imprensa da Cooperhaf