Imprensa

Voltar

Notícias

23/dez/2008 às 07:56

DIVULGADO O RESULTADO DO LEILÃO DO PSH

     No 15º leilão do programa, serão disponibilizados 26,8 mil financiamentos habitacionais destinados a famílias de baixa renda. Destes, 13 mil financiamentos serão destinados à produção de moradias em área rurais e outros 13,8 mil, à produção de moradias em área urbana.

    Dos financiamentos para as áreas urbanas, 5 mil serão destinados a subsidiar moradias para famílias de municípios que não integram regiões metropolitanas; outros 7,5 mil serão distribuídos a famílias que moram em regiões metropolitanas; e os 1,3 mil financiamentos restantes serão destinados exclusivamente a moradores das regiões metropolitanas das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

    Programa – As fontes de recursos do PSH são o Orçamento Geral da União (OGU) e as contrapartidas dos estados, Distrito Federal e municípios, que complementam os subsídios oferecidos pelo programa.

    O PSH é operado por instituições financeiras e agentes financeiros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Nos leilões, elas concorrem ao direito de poderem realizar operações de financiamento ou parcelamento. Vencem as instituições que oferecem os menores custos de subsídio de equilíbrio econômico-financeiro requerido.

    Uma vez habilitadas pelo Ministério das Cidades, as instituições financeiras e agentes financeiros do SFH assinam contrato com pessoas físicas indicadas por governos estaduais, do Distrito Federal ou prefeituras. Em áreas rurais, a indicação dos beneficiários e demais atribuições do poder público poderão ser exercidas por entidades privadas sem fins lucrativos, como cooperativas.

    O programa já viabilizou o acesso à moradia a 255.758 mil famílias de baixa renda entre 2002, quando o programa iniciou, a 2007.

Fonte: Ministério das Cidades